Curadores do BASQUEIRART
COMPANHIA PERSONA
Desde 2001, a Companhia Persona tem vindo a desenvolver um percurso nas artes performativas com características únicas no panorama nacional, compreendendo áreas tão diferentes como o Teatro de Rua, Espetáculos de Sala, Animações, Projetos Multidisciplinares e Multimédia, consolidando uma linguagem específica assente numa metodologia de interpretação orgânica que se cruza com as mais diversas expressões criativas e artísticas.
Destaca-se ainda pela sua experiência em parcerias com companhias e grupos nacionais e internacionais, pela sua capacidade de resposta a encomendas de festivais e eventos culturais, pela flexibilidade dos seus intérpretes, inovação das suas propostas e ainda pela sua vertente formativa e de intervenção social.
Já participou em inúmeros festivais e eventos internacionais, dos quais se destacam: Imaginarius (pt), Festival International de Théâtre de Rue – Aurillac (fr), Festival Théât’Réalités – Villeurbanne/Lyon (fr),  Festival “Les Souffleurs de Terre” – Eymoutiers/Limoges (fr), Festival Luso-Brasileiro de Cinema (pt), Bienal da Maia (pt), Euro 2004 – Festas das Cidades (pt), Festival Fade-In (pt), a curadoria do “Basqueirart” (Festival Basqueiral 2018), entre outros.
Desde janeiro de 2019 que a companhia está a desenvolver uma nova criação – O QUE CONTAM AS ESTÁTUAS – no Museu de Santa Maria de Lamas, que será apresentado no dia 4 de maio de 2019.

É novamente aposta do Festival como curadora do Basqueirart, mas também na qualidade de artista e criadora de várias instalações.