by COMPANHIA PERSONA
BASQUEIRART

Na terceira edição do Basqueiral, mantém-se a aposta na Companhia Persona enquanto Curadora e Criadora da ramificação artística do festival, o BASQUEIRART.

Depois do sucesso da edição anterior, a fasquia só poderia ser para elevar, não só pela ousadia das novas instalações artísticas distribuídas pelos Jardins do Parque e pelo Museu de Stª Mª de Lamas, mas também pela maior envolvência da comunidade concelhia e pelo abraçar de outras artes urbanas.
Os jardins e o Museu, com especial ênfase em algumas temáticas como o origami, transformar-se-ão para surpreender os sentidos de quem já os conhece e para seduzir os novos visitantes.
O Museu de Lamas, ao fim de muitos anos, abrirá novamente as portas da emblemática Sala da Cortiça, antigo cartão postal de Santa Maria de Lamas. Hoje, sem o recheio que a celebrizou, a sua imponência mantém-se e elevar-se-á com a Instalação Artística especialmente concebida pela Companhia Persona, inaugurando-se novas possibilidades para a sua utilização e o debate em torno da urgência de reabilitação que este espaço de potencial artístico ímpar só pode merecer.
A Escola Secundária de Santa Maria da Feira junta-se ao Colégio de Lamas, engrossando as fileiras de estudantes que participam no BASQUEIRART.
A envolvência da comunidade extravasa as paredes das instituições de ensino, convidando-se instituições dedicadas às gerações Seniores como a Associação Musical Oleirense – A.M.O.
A Street Art, a BD, a Fotografia são também algumas das novas aquisições para a edição de 2019 que prometem vir a dar muito que falar.
Estão reunidas as condições para um grande BASQUEIRART, um festival dentro de um festival.