SURMA

Surma é o alter-ego musical de Débora Umbelino.

Em palco tem o condão de nos “obrigar” a fechar os olhos e a deixar-nos guiar sem medo para lugares distantes e exóticos.

Inspira-se no silêncio, rodeando-se de teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations, em sonoridades que saltam entre o jazz, o post-rock, a electrónica e o noise.

O disco de estreia, “Antwerpen”, lançado no final de 2017 recebeu páginas de destaque em inúmeros meios da comunicação social, figurando na maioria das listas de melhores álbuns do ano, tendo sido nomeado como melhor disco independente europeu pela Associação Europeia de Editoras Independentes, ao lado de nomes como The XX, Ibeyi, King Krule, Laura Marling, Fever Ray ou Haldus Harding. 

Marcou presença em mais de 100 concertos em 14 países ao longo de 2018, com paragens em palcos como o Eurosonic, South By Southwest, New York Indie Music Week, NOS ALIVE, Paredes de Coura, Waves Vienna, SIM São Paulo, Rockomotives, BAM, Puls ou o Iceland Airwaves.

O primeiro single de “Antwerpen”, ”Hemma” valeu-lhe também a nomeação para os Prémios Autores SPA referentes à melhor canção do ano.

O ano de 2019 promete ser freneticamente produtivo para Surma, com novo material para bandas sonoras, um segundo disco, concertos para Bebés e a participação no Festival da Canção.

Mas bonito, bonito, será a sua participação no Basqueiral.

Outros Artistas
[FINLÂNIDA]
K-X-P