SOBRE O FESTIVAL

O Festival de Música Urbana BASQUEIRAL, integrado na programação da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico, acolhida em 2018 pelo Concelho de Stª Mª da Feira, está de regresso nos próximos dias 15 e 16 de Junho, prometendo fazer-se ouvir a longas distâncias.

Mantendo a filosofia que esteve na génese da sua criação, os três palcos da segunda edição do Festival apresentarão uma seleção ousada de projectos musicais emergentes em detrimento da cultura pop e mainstream.

Serão quinze o número total de bandas que durante dois dias debitarão decibéis por entre as árvores e o património arquitetónico dos Jardins do Parque, Igreja e Museu de Santa Maria de Lamas. A eletrónica, o rock, o indie, o punk, o metal, a world music, o hip hop, mas também as artes cénicas, todos estarão presentes, contribuindo para que o BASQUEIRAL se transforme numa paleta de sons e cores.

First Breath After Coma, Killimanjaro, 10000 Russos, Scúru Fitchádu, Stone Dead, The Dirty Coal Train, Ângela Polícia, Whales, Iguana Garcia, Fugly, L-Ali, O Gajo, OG´, Skars e Ritmare, a 15 e 16 de Junho, um regalo para os sentidos.

O museu e o parque envolvente irão revestir-se de novas roupagens visuais, sonoras e interativas, o BASQUEIRART. Uma curadoria da Companhia Persona e que contará com a colaboração do Museu e alunos do Colégio de Lamas.

Na edição de 2018 estreia-se o BASQUERAL JÚNIOR, um espaço especialmente dedicado a miúdos e famílias. Uma área dinamizada pelo Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas, com atividades lúdicas e pedagógicas especialmente direcionadas à música que visam apurar os sentidos e estimular a criatividade dos participantes.